terça-feira, 25 de outubro de 2016

marketing juridico

Quanto ao Provimento 94/2000 e aos artigos do Código de ética da OAB que se referem ao marketing dos escritórios de advocacia, as opiniões dos integrantes são divididas sobre a boa funcionalidade ou não destas normas, bem como o não

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conhecimento dos normativos. Dois dos entrevistados negaram que estas leis e normas tragam algum benefício para os escritórios.
“Não, pois eles limitam a divulgação ao extremo...” (Escritório 2).
Sete entrevistados reconheceram que eles trazem benefícios também, apesar de ressalvas, como a regularização das ações entre escritório e clientes para a divulgação e outros tipos de realização do marketing.
Outros três respondentes relataram não conhecerem os normativos.

Os benefícios e contribuições que esses podem trazer aos escritórios também foram citados pelos que consideravam que as normas porem trazer algum benefício aos advogados e seus escritórios. A normatização da divulgação foi  tratada como importante para que a desordem não seja estabelecida.
“É importante a normatização e delimitação do que se pode e do que não se pode fazer quanto ao marketing dos escritórios, não se pode deixar “a Deus dará” se não a bagunça se estabelece” (Escritório 8).
O Provimento 94/2000 e o Código de Ética da OAB no que diz respeito à parte de marketing dos escritórios limitam ações que sejam consideradas antiéticas e abusivas. Os escritórios devem ter um marketing discreto, voltado ao seu cliente de forma inteligente e criativa. Um plano de marketing é essencial para que se possam planejar as ações de forma que se obedeçam aos normativos e ao mesmo tempo se consigam resultados satisfatórios.




4.4    Plano e estratégias de marketing


O plano de marketing é adotado somente por três dos escritórios pesquisados, sendo que dois deles contrataram uma empresa específica para realização do plano. As estratégias são pouco usadas. O marketing de serviços e de relacionamento são os mais utilizados. Como estratégias claras, o boca-a-boca, os cartões de visita e os panfletos são os mais utilizados para a divulgação. Os outros meios receberam poucas citações.

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Normalmente visamos o marketing de serviços e de relacionamento,  tratando o assunto que o cliente está interessado como esse assunto deve ser

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